HT Cabos / HT Cabos News / As diferenças entre os tipos de fibra óptica

HT Cabos News

Keep up to date on news on HT and the telecom market.

  • 07/07/2021
  • Telecom

As diferenças entre os tipos de fibra óptica

As diferenças entre os tipos de fibra óptica

As fibras ópticas não são todas iguais. As diferenças entre os tipos de fibra óptica estão, principalmente, no material utilizado para produção e no diâmetro da fibra. Essas duas características alteram como a luz é transmitida e interferem na dispersão do sinal durante o trajeto.

Confira abaixo as principais diferenças entre os tipos de fibra óptica e saiba como escolher a melhor opção para o seu projeto. Primeiramente, vamos conhecer como os diferentes materiais afetam às características das fibras ópticas. em seguida, iremos explicar como pode ocorrer a transmissão da luz no interior da fibra.

Diferenças entre os tipos de fibra óptica: material de produção

Para a produção podemos utlizar a sílica pura, sílica dopada, vidro composto ou plástico. Cada material confere diferentes características à fibra, confira abaixo as especificações de cada uma:

  • Fibra de sílica pura ou sílica dopada: tem as melhores características para transmissão da luz. Dessa forma, são as mais utilizadas nos sistemas de telecomunicações. A escolha pela sílica pura ou dopada depende da necessidade do projeto.
  • Fibra de vidro composto: utilizada principalmente para pequenas distâncias e sistemas de iluminação, já que não possuem boas características para a transmissão de dados devida a alta atenuação e baixa largura de banda passante.
  • Fibra de plástico: é feita a partir de materiais poliméricos, sendo mais resistente a esforços mecânicos, sendo normalmente utilizada para sistemas de iluminação. Também podemos aplicá-las para a transmissão de informações em curtas distâncias ou em situações que demandem grandes esforços mecânicos às fibras.

Diferenças entre os tipos de fibra óptica: transmição da luz

A luz pode ser transmitida de duas formas no interior da fibra, de maneira linear, e aí chamamos a fibra de monomodo (SM), e de maneira não linear, e nesse caso chamamos a fibra de multimodo (MM). Separamos as principais características de cada uma abaixo.

  • Multimodo (MM) – Foi o primeiro tipo de fibra desenvolvido. O maior diâmetro desse modelo faz com que seja possível transmitir mais de um sinal simultaneamente, além de fazer com que os feixes de luz possam transitar em mais de um modo. Essa transmissão “não linear” da luz faz com que haja uma maior perda de sinal nesse tipo de fibra. Portanto, esse não é o tipo de fibra ideal para transmissão de dados em grandes distâncias.
  • Monomodo (SM) – o seu diâmetro menor faz com que a luz seja transmitida de forma “linear” nas fibras monomodo, e, dessa forma, diminui a dispersão de sinal durante a transmissão dos dados. É o tipo de fibra mais utilizado para a produção dos cabos ópticos para telecomunicações.

Fibras ópticas na HT Cabos

A HT Cabos trabalha com diferentes tipos de fibra óptica, sendo todas monomodo e com as características ideais para cabos óticos utilizados para telecomunicações. Para saber mais sobre cada modelo de fibra que trabalhamos acesse aqui.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *