- 27/09/2021
- Telecom
Conheça as principais características dos módulos ópticos
Os módulos ópticos, ou transceptores ópticos ou transceivers, são pequenos dispositivos também conhecidos no mercado como GBICs e Mini GBICS. São responsáveis pela conversão de sinais elétricos em sinais ópticos, e vice-versa, para transmissão e recepção de dados, voz e vídeo por meio de uma fibra óptica ou um par de fibras ópticas que conectam dois equipamentos a curta distância dentro de um data center por exemplo, ou longas distâncias como redes FTTH, redes de transporte (backbones ópticos ), etc.
A classificação dos módulos ópticos é realizada de acordo com a capacidade de transmissão, fator de forma, alcance (em Km), tipos de aplicações de rede com seus respectivos conectores, tipo de transmissão, entre outros.
A seguir, nós explicamos um pouquinho sobre os principais tipos de módulos ópticos. Continue com a gente e confira!
Tipos de módulos ópticos
-
Fator de forma
Alguns dos tipos disponíveis são SFP, SFP+, XFP, QSFP+, QSFP28, QSFP-DD, entre outros. A principal diferença é a mecânica de funcionamento e a potência do módulo óptico.
-
Capacidade de transmissão
A capacidade de transmissão de dados é um dos fatores que influenciam na escolha de um módulo óptico. Atualmente, há no mercado diversas opções, que começam em 100 Mbits/s chegando a mais de 800 Gbits/s. Quanto maior a capacidade de transmissão a tendência é que o alcance (km) seja menor.
-
Alcance
Desde pequenas distâncias como 100m e 300 m para redes LAN e Data Centers, 20 km em redes GPON / FTTH e mais de 80 km, chegando a 2000 km, em redes de transporte (backbones).
-
Aplicações
As aplicações mais comuns são em redes LAN, redes metropolitanas (MetroEthernet), redes de transporte (usando CWDM, DWDM , Data Centers, redes GPON FTTH, redes industriais, redes 3G, 4G e 5G, etc.
Módulos ópticos Hengtong
Desde a joint venture com a Rockley Photonics, o Grupo Hengtong passou a oferecer a tecnologia inovadora de chips fotônicos e trabalhar no desenvolvimento de módulos ópticos de alta velocidade e performance com baixíssimo consumo utilizando a tecnologia CMOS.
Hoje, a HT Rockley alia ao seu portfólio de módulos ópticos para 10G, 25G, 40G e 100G, os novos e avançados módulos ópticos de dupla densidade no fator de forma QSFP, os módulos QSFP-DD para velocidades de 200G, 400G DR4 e, em breve, o 800G DR8.
No Brasil, a HT Cabos oferece o suporte necessário sobre os produtos, amostras para testes e suporte comercial. Entre em contato com a gente e saiba mais.
Deixe um comentário