HT Cabos / Notícias HT Cabos / Conheça as principais características dos módulos ópticos

Notícias HT Cabos

Mantenha-se atualizado sobre as novidades da HT Cabos e Tecnologia, sobre o Grupo Hengtong e sobre os mercados de Telecom e Energia.

  • 27/09/2021
  • Telecom

Conheça as principais características dos módulos ópticos

Conheça as principais características dos módulos ópticos

Os módulos ópticos, ou transceptores ópticos ou transceivers, são pequenos dispositivos também conhecidos no mercado como GBICs e Mini GBICS. São responsáveis pela conversão de sinais elétricos em sinais ópticos, e vice-versa, para transmissão e recepção de dados, voz e vídeo  por meio de uma fibra óptica ou um par de fibras ópticas que conectam dois equipamentos a curta distância dentro de um data center por exemplo, ou longas distâncias como redes FTTH, redes de transporte (backbones ópticos ), etc.

A classificação dos módulos ópticos é realizada de acordo com a capacidade de transmissão, fator de forma, alcance (em Km), tipos de aplicações de rede com seus respectivos conectores, tipo de transmissão, entre outros.

A seguir, nós explicamos um pouquinho sobre os principais tipos de módulos ópticos. Continue com a gente e confira!

Tipos de módulos ópticos

  • Fator de forma

Alguns dos tipos disponíveis são SFP, SFP+, XFP, QSFP+, QSFP28, QSFP-DD, entre outros. A principal diferença é a mecânica de funcionamento e a potência do módulo óptico.

Fator de forma

  • Capacidade de transmissão

 A capacidade de transmissão de dados é um dos fatores que influenciam na escolha de um módulo óptico. Atualmente, há no mercado diversas opções, que começam em 100 Mbits/s chegando a mais de 800 Gbits/s. Quanto maior a capacidade de transmissão a tendência é que o alcance (km) seja menor.

Capacidade de transmissão

  • Alcance

Desde pequenas distâncias como 100m e 300 m para redes LAN e Data Centers, 20 km em redes GPON / FTTH e mais de 80 km, chegando a 2000 km, em redes de transporte (backbones).

  • Aplicações

As aplicações mais comuns são em redes LAN, redes metropolitanas (MetroEthernet), redes de transporte (usando CWDM, DWDM , Data Centers, redes GPON FTTH, redes industriais, redes 3G, 4G e 5G, etc.

Aplicações

Módulos ópticos Hengtong

Desde a joint venture com a Rockley Photonics, o Grupo Hengtong passou a oferecer a tecnologia inovadora de chips fotônicos e trabalhar no desenvolvimento de módulos ópticos de alta velocidade e performance com baixíssimo consumo utilizando a tecnologia CMOS.

Hoje, a HT Rockley alia ao seu portfólio de módulos ópticos para 10G, 25G, 40G e 100G, os novos e avançados módulos ópticos de dupla densidade no fator de forma QSFP, os módulos QSFP-DD para velocidades de 200G, 400G DR4 e, em breve, o 800G DR8.

Módulos ópticos Hengtong

No Brasil, a HT Cabos oferece o suporte necessário sobre os produtos, amostras para testes e suporte comercial. Entre em contato com a gente e saiba mais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *