HT Cabos / Notícias HT Cabos / O futuro da fibra óptica com a chegada da tecnologia 5G

Notícias HT Cabos

Mantenha-se atualizado sobre as novidades da HT Cabos e Tecnologia, sobre o Grupo Hengtong e sobre os mercados de Telecom e Energia.

  • 02/02/2022
  • Telecom

O futuro da fibra óptica com a chegada da tecnologia 5G

O futuro da fibra óptica com a chegada da tecnologia 5G

O 5G é a próxima geração de internet móvel e proporcionará mais estabilidade para a conexão, além de um aumento na velocidade de downloads e uploads. Com essa tecnologia, a transmissão de dados será  por ondas de rádio frequência (RF) utilizando antenas para envio e recebimento de sinais.

Apesar disso, as fibras ópticas continuarão sendo fundamentais para a transmissão dos dados e a tendência é que, inclusive, aumente a demanda por fibra. Isso deve acontecer porque são as fibras que farão a ligação até as antenas e torres e as estações centrais. Assim, a fibra óptica será um dos pilares da infraestrutura para o funcionamento do 5G. Toda a capilaridade das redes ópticas já existentes também serão aproveitadas para uma arquitetura FTTA (Fiber to the Antenna).

 

Quais mudanças chegam com o 5G?

O aumento da velocidade é a mudança mais conhecida da tecnologia 5G. Com ela, a expectativa é que a velocidade para processar as informações seja de até 20 vezes maior do que na tecnologia 4G. Mas a velocidade de downloads e uploads é só uma das mudanças que o 5G poderá proporcionar. A nova tecnologia poderá ser aplicada em diversas áreas, como agricultura, medicina, educação, logística, entre outras.

A tecnologia também impulsionará as redes de internet das coisas (IoT), já que suporta muitos equipamentos conectados em uma mesma rede. Ela também possibilita que os equipamentos sejam operados de forma segura, mesmo que remotamente. Com a tecnologia 4G, por exemplo, são suportados cerca de 10 mil aparelhos por quilômetro, já na 5G esse número pode chegar a até 1 milhão por quilômetro.

 

Como preparar meu provedor?

Mesmo que não tenham participado do leilão do 5G, os ISPs têm a oportunidade de criar novos negócios com a tecnologia, já que as empresas que arremataram os lotes de frequência precisarão de redes locais onde não possuem redes de fibra óptica já instaladas.

Para garantir o atendimento dessa demanda, os ISPs devem investir em cabos e fibras de qualidade e que entreguem menor latência de sinal, como a G.652D. Esse tipo de fibra possui tecnologia de fabricação avançada que eliminou a contaminação por íons de hidroxila. Além disso, oferece baixa perda em banda de emenda e conta com excelente compatibilidade e atenuação em 1310 nm, 1383 nm e 1550 nm. Aqui, na HT Cabos, você encontra cabos com fibra G.652D com fabricação nacional e qualidade garantida.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *