HT Cabos / HT Cabos News / Cabos AS e cabos ASU, você conhece a diferença?

HT Cabos News

Keep up to date on news on HT and the telecom market.

  • 05/04/2021
  • Telecom

Cabos AS e cabos ASU, você conhece a diferença?

Cabos AS e cabos ASU, você conhece a diferença?

A escolha do cabo ideal para um projeto é fundamental para o sucesso da instalação e para que não haja gastos desnecessários. Para isso é importante conhecer as particularidades de cada cabos óptico disponível. Para te ajudar, separamos as principais diferenças entre os cabos AS e ASU, que são os mais utilizados para instalações de backbone urbano, backhaul e rede de acesso ao assinante. Confira abaixo!

Cabo AS

A sigla que dá nome ao cabo óptico deve ser o primeiro ponto a ser compreendido. No caso do cabo AS, a sigla deriva de “autossustentado”, o que significa que o cabo tem como característica ser autossustentável, sendo indicado para instalações aéreas, sem uso de cordoalha. O número que acompanha a sigla faz referência ao limite de metros que o cabo se autossustenta. Os cabos AS podem ser utilizados em vãos de até 200m, ou seja, a distância entre os postes de instalação pode ser de até 200m, e nesse caso sua denominação será cabo AS200. Outras possibilidades para os cabos AS são AS80 e AS120.

O núcleo do cabo AS é composto por até 12 tubos looses (os tubos termoplásticos que reúnem as fibras ópticas), e cada tubo loose pode ter até 12 fibras ópticas no seu interior. Assim, o cabo AS pode chegar a ter 144 fibras.

Você pode conferir mais detalhes sobre o cabo AS no datasheet do produto.

Cabo ASU

Assim como no cabo AS, as duas primeiras letras da sigla do cabo ASU significam que ele é um cabo autossustentado, já a letra U significa “único”, que faz referência ao único tubo loose que compõe o núcleo do cabo. Por possuir um tubo loose, os cabos ASU podem ter no máximo 12 fibras ópticas.

Esses cabos são comumente utilizados em vãos de até 80m e 120m, sendo assim as denominações mais comuns são cabos ASU80 e ASU120.

O cabo ASU é totalmente dielétrico, ou seja, os elementos que compõem o cabo não conduzem energia elétrica, o que permite que ele seja utilizado em dutos pelos quais também passam cabos elétricos.

O datasheet do cabo ASU também está disponível para consulta aqui. (LINK INTERNO DA PÁGINA DO PRODUTO)

Mas como escolher o cabo ideal para o meu projeto?

Agora que você já conhece as principais características dos cabos AS e ASU fica mais fácil saber qual é o ideal para o seu projeto. Para essa escolha você deve considerar, principalmente, a quantidade de fibras e a aplicação do cabo.

Caso o seu projeto necessite de mais de 12 fibras ópticas, a escolha deve ser pelo cabo AS, já que o ASU possui a capacidade máxima de 12 fibras. Se o seu projeto precisar de menos de 12 fibras, o cabo ASU é mais vantajoso, já que ele é mais leve e compacto que o cabo AS, o que impacta também nos custos de instalação, já que os cabos ASU permitem a utilização de alças e laços pré-formados menores.

Além das características de construção dos cabos é importante verificar se o produto possui homologação Anatel, o que garante a qualidade do cabo, a conformidade com as normas técnicas e o sucesso do seu projeto.

 

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *