- 05/04/2021
- Telecom
Conheça as fases de produção do cabo óptico
Os cabos ópticos possibilitam a transmissão de dados por meio da luz, com perdas mínimas, e sem interferências, como ocorre, por exemplo, com os cabos coaxiais. Os cabos ópticos são compostos por filamentos de vidro transparente, com alto grau de pureza e é tão finos quanto um fio de cabelo, além de outros elementos de proteção e sustentação dos cabos, de acordo com o modelo.
Hoje os cabos ópticos estão presentes no nosso dia a dia e são utilizados em diversos aparelhos e serviços, como por provedores de internet, empresas de telefonia, de tv a cabo, informática, indústrias eletrônicas, de equipamentos médicos, entre outros.
Para que a fibra óptica seja trabalhada e componha um cabo óptico são necessárias quatro etapas de produção.
Veja abaixo os detalhes de cada uma delas!
1ª etapa: coloração da fibra óptica
A primeira etapa de produção é a coloração da fibra, que é fornecida na cor natural, translúcida. As cores são aplicadas conforme tabela definida em norma. Esse processo é muito importante, pois é através da cor que o instalador do cabo óptico faz a identificação correta da fibra no momento da instalação do cabo. As cores possíveis são: verde, amarela, branca, azul, vermelha, violeta, marrom, rosa, preta, cinza, laranja e aquamarine.
2ª etapa: produção do tubo loose
A segunda etapa é a de produção do tubo loose. É nessa etapa que é realizada a reunião das fibras ópticas em um tubo feito de material termoplástico. Normalmente, um único tubo pode conter até 12 fibras ópticas e um cabo óptico pode ter mais de um tubo loose, cada um de uma cor diferente, de acordo com a norma vigente. Da mesma forma que nas fibras ópticas, as cores identificam os tubos para auxiliar na instalação do cabo óptico.
3ª etapa: formação do núcleo do cabo óptico
A terceira etapa é conhecida como reunião SZ. É nela que é feita a reunião dos diversos tubos loose para formar o núcleo do cabo óptico. Esta reunião é chamada de SZ porque durante a torção dos tubos loose há uma inversão no sentido da torção, em um comprimento calculado. Além dos tubos loose também são inseridos outros componentes vitais na construção do cabo óptico, a depender do modelo.
4ª etapa: capa protetora
O processo de produção termina com a aplicação de uma capa protetora sobre o núcleo do cabo. Nessa etapa também é aplicado o fio de rasgamento e podem ser aplicados fios de aramida, fios de fibra de vidro ou ambos, conforme utilização do cabo e/ou requisito do cliente. Esses fios de aramida e fibra de vidro são os elementos de tração do cabo e servem para tornar possível o uso dele em determinado vão sem que a fibra sofreria com o excesso de tensão, o que poderia implicar em problemas ou até mesmo impossibilitar a transmissão de dados. Para finalizar, é realizada a gravação da identificação do cabo sobre a capa.
Qualidade dos cabos
Aqui na HT Cabos, 100% da produção passa por teste de qualidade ao final de cada uma das quatro fases de manufatura. Esse cuidado é parte do nosso compromisso com a fabricação dos produtos e com os processos, o que garante a qualidade dos nossos cabos ópticos e o sucesso dos projetos dos nossos clientes.
Leave a Reply